Hospital Maria Lucinda promove o XXV Encontro dos Pacientes Especiais
Compartilhe esse artigo
Em clima de celebração e gratidão, o Hospital Maria Lucinda realizou, no dia 26 de novembro, no Colégio Virgem Poderosa, o XXV Encontro dos Pacientes Especiais, que teve como tema: 25 anos de amor, cuidado e esperança. Sob a coordenação do superintendente do Hospital Maria Lucinda, o urologista Luiz Alberto Araújo, o evento reuniu cerca de 150 participantes entre pacientes e familiares.
Além do coordenador Luiz Alberto, compuseram a mesa de abertura a presidente do Maria Lucinda, Irmã Fabiola de Alencar; a presidente da Sahima, Irene Almeida; a cirurgiã pediátrica Ana Grabriela Martins, o urologista Salvador Vilar, a anestesiologista Givanete Almeida e a diretora administrativa, Ana Cristina Passavante.
Durante o encontro, a Irmã Fabiola de Alencar ressaltou alguns sentimentos que marcaram a trajetória do evento. “Gratidão, amor, reconhecimento e comunhão resumem o que sentimos pela realização deste 25º encontro. São 25 anos amenizando dores, não só dos pacientes, mas de seus familiares também. Muitos desses pacientes que estão aqui desde o início, eu tive a honra de acompanhar e ver como estão atualmente. E isso me deixa muito feliz”, afirmou.
Em seu discurso, o urologista Salvador Vilar disse que a sua vocação era servir. “Para nós, servir a vocês é muito prazeroso! Estou aqui, no Maria Lucinda, há mais de 50 anos e, a cada ano, só aumenta a vontade de promover um encontro cada vez mais especial. Contem sempre comigo, contem sempre com a gente”, disse.
A presidente da Sahima expressou a sua satisfação em participar desde a primeira edição do encontro. “Vocês não conseguem imaginar a alegria que eu sinto em estar aqui por mais um ano. Eu participo do encontro desde 1997 e, a cada ano, me surpreendo. Aproveitem, porque tudo é feito com muito amor”, ressaltou.
Givanete Almeida disse que tinha muitos motivos para agradecer a Deus pela vida dos pacientes. “É um prazer estar aqui com vocês! Se conversássemos individualmente com cada um de vocês, certamente ouviríamos muitas histórias dos milagres que Deus operou através dos médicos. Por isso, agradeço a Deus pelo que Ele fez e por tudo que Ele ainda vai fazer”, ressaltou.
Já Luiz Alberto fez uma retrospectiva em formato de vídeo, mostrando fotos antigas e alguns momentos dos encontros passados. “Este encontro para mim tem um significado muito especial. Ele foi motivado porque uma mãe achava que só o seu filho tinha um distúrbio raro e ficava muito triste por isso, então criei esse evento para que ela e as demais famílias e pacientes observassem que, apesar de os casos serem raros, era comum receber pacientes como eles no meu consultório. O evento também serve para mostrar que é possível realizar sonhos. As dificuldades se tornam menores quando recebemos ajuda, e nós estamos aqui para ajudar todos vocês”, falou.
“A compaixão é mais importante que a empatia porque, na compaixão, a gente está ao lado do outro, buscando o que fazer para o outro estar bem, então acho que a palavra deste encontro é compaixão. Deus proporciona a nós, médicos, a oportunidade de crescer na vida como ser humano, cuidando de pessoas como vocês. Deus nos dá a oportunidade de desenvolver na gente a compaixão pelo outro, sempre buscando o melhor para ajudá-los. A gente vai continuar sofrendo com vocês, com empatia, mas acima de tudo buscando cuidar de vocês com muito amor e compaixão”, ressaltou a cirurgiã pediátrica Ana Grabriela Martins.
Ao final, alguns pacientes também foram convidados a dar depoimentos. Na ocasião, o paciente Edmilson Silva fez muitos agradecimentos. “No Maria Lucinda, dr. Luiz e dr. Salvador trabalham não apenas com profissionalismo, mas por amor. Fico feliz por ter realizado sonhos e constituído família, assim como vocês. Agradeço muito a Deus e ao Maria Lucinda”, falou emocionado.
A programação do encontro contou com café da manhã, almoço, distribuição de brindes e apresentação teatral do grupo TRIPAS - Terapia do Riso da Pastoral da Saúde. O encontro ainda foi marcado por homenagens e show de talentos.