UPAs Caxangá e Paulista implantam laboratórios que agilizarão resultado de exames
Compartilhe esse artigo
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Caxangá e de Paulista, administradas pela Fundação Manoel da Silva Almeida – Hospital Maria Lucinda, passaram a contar, nesse mês de junho, com laboratórios de exames de análises clínicas dentro das próprias unidades. A modernização reduz o tempo de liberação de resultados em até quatro vezes.
Anteriormente, os materiais eram colhidos nas UPAs, transportados de moto para bases externas para, só então, serem processados e liberados, o que tornava a logística de análise mais demorada. Agora, o sangue será coletado e processado no mesmo local.
Segundo Christiano Paiva, gestor médico do Núcleo Gestor do Maria Lucinda, a mudança representa um ganho de qualidade no tempo de atendimento aos pacientes da urgência. Ele diz que apenas uma outra UPA do estado de Pernambuco já utilizava esse método logístico.
“Estamos trabalhando na implantação desse novo modelo desde 2022. Foram consideradas várias questões, como capacidade técnica e tomada de preços. É comum que os laboratórios trabalhem dessa forma por entenderem que há um ganho na qualidade do atendimento”, apontou o gestor.
A UPA de Nova Descoberta, também administrada pela Fundação Manoel da Silva Almeida, deve receber o novo modelo laboratorial no mês de julho, seguida da UPA Torrões. De acordo com Christiano, todas as sete UPAs administradas pela FMSA terão o tempo de liberação de resultados de exames padronizado no segundo semestre deste ano.