Hospital Maria Lucinda promove evento gratuito sobre doenças raras
Compartilhe esse artigo
De acordo com o Ministério da Saúde, as doenças raras são caracterizadas por uma ampla diversidade de sinais e sintomas que variam não só de doença para doença, mas também de pessoa para pessoa acometida pela mesma condição. Ainda de acordo com o MS, o número exato de doenças raras não é conhecido, mas estima-se que existam entre 6 e 8 mil tipos diferentes em todo o mundo.
Com objetivo de discutir essas doenças com estudantes e profissionais de saúde de diferentes áreas, o Hospital Maria Lucida irá promover, no dia 24 de novembro, às 10h, a mesa-redonda: Pacientes raros: diagnóstico, cuidado e amor. O evento é gratuito e será realizado no Centro de Estudos da unidade hospitalar.
O evento contará com a participação do superintendente e cirurgião pediátrico, Luiz Alberto Araújo, da neurologista Vanessa Van Der Linden, do hepatologista e coodenador do Rarus, Marcelo Kerstenetzky, da cirurgiã pediátrica Ana Gabriela Martins, da anestesista Givanete Almeida, da psicóloga Andreia Correia e da coordenadora do Serviço Social, Maria de Fátima.
Rarus - Inaugurado em novembro de 2018, sob a coordenação do Hospital Maria Lucinda, o Rarus é o primeiro Centro de Referência em Doenças Raras do estado de Pernambuco. O serviço, que tem capacidade para atender 100 pacientes por mês, conta com uma equipe composta por 12 especialistas, entre neurologista, geneticista, pediatra, ortopedista, cardiologista, clínico geral, cirurgião pediátrico, gastropediatra, pneumologista, além de assistentes sociais, enfermeiros, fisioterapeuta, fonoaudióloga e nutricionistas.
Coordenado pelo hepatologista Marcelo Soares Kerstenetzky, no Rarus, são tratados portadores de lisossomais, mitocondriais, aminoacidopatias, distúrbio de glicolisação, anomalias congênitas ou de manifestação tardia (doenças neuromusculares, deficiências intelectuais secundárias à doença rara conhecida), doenças infecciosas (síndrome congênita do zika vírus) e doenças autoimunes/ inflamatória (miosite, síndrome de Guillain-Barré).