Dia Mundial do AVC é lembrado nas UPAs Caxangá e Paulista
Compartilhe esse artigo
O Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame, é uma das principais causas de morte no mundo. Para alertar sobre os riscos, a prevenção e os tratamentos disponíveis, a Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com a Federação Mundial de Neurologia, instituiu o Dia Mundial do AVC, celebrado em 29 de outubro desde 2006.
Em alusão à data, as UPAs Paulista e Caxangá, gerenciadas pela Fundação Manoel da Silva Almeida/Hospital Maria Lucinda, promoveram atividades de conscientização sobre o AVC. No dia 24, a UPA Paulista realizou um treinamento para sua equipe multiprofissional, com foco na capacitação para a identificação precoce e no manejo adequado dos casos de AVC.
No dia 29, a UPA Caxangá realizou uma palestra sobre a identificação dos sinais de AVC, direcionada aos usuários do serviço. A ação foi organizada pelo setor de Educação Permanente e conduzida pelas doutorandas de Medicina Thamara Guerra e Luísa Reis.
Para aprimorar e agilizar o tempo de resposta clínico dos pacientes com AVC, foi implementado um protocolo institucional que padroniza o atendimento nas Unidades.