UPAs administradas pela Fundação Manoel da Silva Almeida promovem atividades alusivas ao Agosto Lilás
Compartilhe esse artigo
De acordo com os dados divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2021, uma mulher foi morta vítima de feminicídio a cada sete horas, em média, no Brasil. Ao todo, foram 1.319 mortes. De acordo com a Secretaria Defesa Social de Pernambuco, o número de denúncias de violência contra a mulher cresceu em Pernambuco em comparação com o ano passado. Entre janeiro e junho de 2022, o estado havia registrado 20.290 denúncias, enquanto no mesmo período deste ano de 2023, já são 25.207 ocorrências – um aumento de 24% nesse tipo de violência.
Aproveitando o Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher , as UPAs administradas pela Fundação Manoel da Silva Almeida/Hospital Maria Lucinda promoveram atividades alusivas à data.
Na UPA Nova Descoberta, houve uma roda de conversa no dia 18 de agosto, mediada pela psicóloga Lyne Lima e pela advogada Giselli Belo, juntamente com a coordenação de Enfermagem e os setores de Educação Permanente e Serviço Social. Na ocasião, os profissionais debateram sobre o tema e apresentaram as leis e organizações que auxiliam as mulheres vítimas de violência. “A informação é uma ferramenta importante nessa luta. Conhecer os casos previstos é fundamental para que tanto as vítimas quanto os familiares e amigos possam identificar as agressões, procurar ajuda e denunciar os crimes e romper com o ciclo de violência”, ressaltou a coordenadora de Enfermagem, Luana Valadares.
Na UPA Cabo, os usuários e profissionais da unidade assistiram, no dia 18 de agosto, à palestra Violência contra a Mulher, ministrada por Nadiedja Matias, assistente social e voluntária do Instituto Maria da Penha.
A UPA Caruaru realizou duas ações no dia 23 de agosto, sendo uma voltada para os usuários e outra para os colaboradores. A atividade também contou com a presença de Nadiedja Matias.
Nesta semana, as UPAs Caxangá e Torrões também realizaram diversas atividades alusivas ao Agosto Lilás. Nas unidades, houve distribuição de panfletos informativos e bate-papo sobre o tema. As atividades foram promovidas pela equipe do Serviço Social das próprias unidades.