Professor Salvador Vilar, urologista do Hospital Maria Lucinda, recebe título de Professor Emérito da UFPE
  • 21 Jul

Professor Salvador Vilar, urologista do Hospital Maria Lucinda, recebe título de Professor Emérito da UFPE

Compartilhe esse artigo

Em reconhecimento à sua notável trajetória acadêmica e contribuição significativa para o campo da Urologia, o médico Salvador Vilar foi condecorado, na manhã de hoje, dia 21 de julho, com o título de Professor Emérito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A cerimônia de outorga foi realizada no Auditório Reitor João Alfredo, que fica localizado no 1º andar da Reitoria da UFPE, no Campus Recife.

A solenidade reuniu familiares, amigos e gestores do Hospital Maria Lucinda, entre eles, a presidente, Irmã Fabíola Alencar; a diretora financeira, Ana Cristina Passavante; e a gestora-geral do Núcleo Gestor da Fundação Manoel da Silva Almeida, Josenilda Almeida.

Compuseram a mesa de abertura o vice-reitor da UFPE, Moacyr Araújo; o diretor do Centro de Ciências Médicas da Faculdade de Medicina do Recife, Luiz Alberto Mattos; a pró-reitora de Pós-Graduação da UFPE, Carol Leandro; o chefe do serviço de Urologia do Hospital das Clínicas, Fábio Vilar; o professor da UFPE Francisco Cordeiro; o presidente da Academia Pernambucana de Medicina, Hildo Azevedo; e o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Alfredo Canalini.

Na ocasião, o professor Francisco Cordeiro apresentou em detalhes a biografia do homenageado, destacando fatos importantes. “Ao longo de sua carreira, Salvador Vilar Correia Lima assumiu diversas posições de destaque. Ele foi presidente da Sociedade Brasileira de Urologia no período de 1999 a 2001 e atuou como professor titular e coordenador da disciplina de Urologia do Departamento de Cirurgia da UFPE, além de ter sido chefe do Departamento de Cirurgia da Universidade no período de 2010 a 2012. Ele também desempenhou papéis importantes como membro do Conselho Editorial do International Brazilian Journal of Urology e do Open Access Journal of Urology, além de ter sido revisor ad hoc do Journal of Urology, Urotoday e do International Urogynaecology Journal. Sua ampla contribuição científica pode ser atestada por mais de cem trabalhos publicados na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Urológica”, destacou.

O diretor do Centro de Ciências médicas da Faculdade de Medicina do Recife, Luiz Alberto Mattos, ressaltou que o Prof.  Salvador Vilar sempre esteve à frente do tempo e representa a personificação dos ideais de uma academia. “Salvador Vilar não ficou satisfeito apenas com o ensino e a pós-graduação, mas foi para pesquisa e inovação numa época em que pouco se falava a respeito do tema. “É um orgulho para a Universidade Federal de Pernambuco ter você como professor emérito no nosso rol de professores bastante seleto aqui da Universidade”, disse.

Em seu discurso, o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), Alfredo Canalini, destacou a importância que Salvador Vilar teve para a SBU. “Professor Salvador Vilar participou do crescimento da Sociedade Brasileira de Urologia não apenas fundando a seccional Pernambuco, mas também a de Sergipe. Ele fez o primeiro Congresso Brasileiro de Urologia, juntamente com a Confederação Americana de Urologia, e foi partícipe da primeira alteração do estatuto da nossa Sociedade. Um grande pensador afirma que a única coisa que nos torna inesquecível e insubstituível é o amor, e é isso mesmo que você espalhou. Você espalhou o amor através da amizade, da família, da ciência e da maneira generosa que nos prestigiou com as suas descobertas e invenções, e ainda mantém esse espírito extremamente vivo. Parabéns”, ressaltou.

O presidente da Academia Pernambucana de Medicina, Hildo Azevedo, também teceu muitos elogios ao homenageado. “A dedicação de Salvador Vilar para aqueles mais necessitados, que representam os pacientes do SUS, é algo que chama a atenção. Sabemos que os distúrbios congênitos na urologia ocorrem, em sua maioria, parcela, na população mais perseguida pelos desígnios da vida e a dedicação dele é extremamente importante no tratamento voltado para esses pacientes. Parabéns, professor Salvador!”, afirmou.

“Hoje é um momento raro, pois estamos tendo a possibilidade de homenagear um professor emérito em toda a sua completude. Ele é docente, pesquisador extensionista e inovador. Raramente vivenciamos momentos como este, por isso estou muito feliz! Eu só tenho a agradecer a todos que estão aqui prestigiando esta homenagem ao professor Salvador Vilar. Para mim, é uma grande honra colocar esse grande profissional na vitrine da Universidade Federal de Pernambuco como um dos mais completos professores eméritos”, comemorou Moacyr Araújo.

Agradecimento - Ao receber a condecoração, o médico Salvador Vilar expressou a sua alegria. “Como pesquisador incansável, posso afirmar que a fonte do saber é inesgotável e a motivação é inerente ao compromisso com a medicina. A gratificação de ser médico faz da minha medicina a minha realização profissional. Muito obrigado a todos”, disse emocionado.

Condecoração - O título de professor emérito é destinado a professores aposentados que tenham se distinguido no ensino, na pesquisa, na extensão e na administração universitária. A indicação é de iniciativa dos Conselhos Departamentais dos Centros nos quais o docente trabalhou.

Newsletter

Fique por dentro do Maria Lucinda