
SAD do Hospital Maria Lucinda promove Dia do Cuidado para cuidadores de pacientes
Compartilhe esse artigo
Participantes tiveram uma tarde de lazer e aprendizado sobre autocuidado, reforçando a importância do bem-estar para oferecer um atendimento mais humanizado
Na tarde do dia 18 de março, o Serviço de Assistência Domiciliar (SAD) do Hospital Maria Lucinda realizou mais uma edição do "Dia do Cuidado", uma atividade voltada para as pessoas que dedicam suas vidas ao cuidado dos pacientes atendidos pelo programa. Pela primeira vez, a atividade aconteceu fora da unidade de saúde e o local escolhido foi o cinema do Museu da Fundação Joaquim Nabuco, em Casa Forte. O momento foi uma oportunidade de descontração e relaxamento aos participantes.
Na ocasião, os cuidadores puderam assistir ao filme "Frevo Michiles", que celebra a cultura pernambucana e trouxe leveza ao encontro. Além disso, a programação incluiu uma sessão de alongamento, na qual os participantes aprenderam técnicas simples para aliviar o cansaço e melhorar o bem-estar no dia a dia. A iniciativa reforça a importância do autocuidado para aqueles que se dedicam integralmente ao próximo, pois, quanto melhor estiverem física e emocionalmente, mais qualidade e carinho poderão oferecer aos pacientes.
Para a médica coordenadora do SAD no Hospital Maria Lucinda,dra. Rita Melo, o evento foi um momento especial também para a equipe organizadora. “É uma satisfação muito grande poder proporcionar esse tipo de atividade para pessoas que se doam diariamente. Tudo de uma forma lúdica e com leveza, pois assim se torna mais fácil. Gostaríamos de poder fazer muito mais”, destacou.
A coordenadora do SAD na Prefeitura do Recife, Simone Luna, reforçou a importância de reservar momentos de cuidado pessoal na rotina dos cuidadores. “A partir de agora, esperamos que vocês possam sempre encontrar tempo para cuidar de si. Seja indo ao cinema, à praia, participando de um momento religioso, pois, para cuidar do outro, precisamos primeiro cuidar de nós mesmos”, enfatizou.
A coordenadora da Pastoral da Saúde, Ir. Valdirene Silva, também ressaltou o impacto positivo dessa iniciativa. “Tudo que é pensado para o seu bem significa que tem a mão de Deus cuidando de você. A preocupação do programa SAD é justamente cuidar das pessoas, tanto dos pacientes quanto dos cuidadores. Ter esse momento é uma forma de aliviar a rotina dessas pessoas, já que, quando alguém está bem, presta um serviço de melhor qualidade”, afirmou.
Para os cuidadores, a experiência foi significativa e trouxe um momento de acolhimento em meio à rotina desafiadora. “Sou imensamente grata por ter a equipe do SAD ao meu lado nesse processo. Eles não só me apoiam no cuidado diário com meu pai, como também promovem momentos como esse, que nos fazem sentir especiais. Poder relaxar, assistir a um filme e ter esse acolhimento é algo que nos fortalece para seguir em frente com mais leveza”, celebrou Admail Lopes, cuidadora do pai, que é usuário do Serviço.
O Serviço de Assistência Domiciliar do Hospital Maria Lucinda é vinculado à Prefeitura do Recife e atende cerca de 180 pacientes nos Distritos Sanitários 2, 3 e 7, na Zona Norte do município. Com uma equipe multidisciplinar, o programa busca oferecer assistência de qualidade no ambiente domiciliar, garantindo mais conforto e humanização para pacientes e familiares.