FMSA reforça compromisso com a ética e transparência no Seminário Semear Integridade – Ano II
  • 18 Fev

FMSA reforça compromisso com a ética e transparência no Seminário Semear Integridade – Ano II

Compartilhe esse artigo

Evento marca o início de um novo biênio do Programa de Integridade, com debates e lançamento da Cartilha de Denúncia

A Fundação Manoel da Silva Almeida (FMSA) /Hospital Maria Lucinda deu início a um novo biênio de fortalecimento da cultura de integridade com a realização do Seminário Semear Integridade – Ano II. O objetivo desse encontro é consolidar práticas que tornam a instituição mais ética, segura e transparente. O evento, que aconteceu no dia 18 de fevereiro, no Auditório Ariano Suassuna,  reuniu especialistas para debater os avanços na governança, transparência e atuação das organizações sociais de saúde e ainda marcou o lançamento da Cartilha de Denúncia

“Na área da saúde, onde lidamos com vidas e bem-estar, agir com ética não é apenas um dever. É um propósito, um compromisso. É a base que sustenta o cuidado humanizado, a confiança das pessoas que atendemos e o respeito de todos que fazem parte da nossa jornada. Agora, seguimos adiante com ainda mais determinação para consolidar as nossas conquistas e avançar”, destaca a presidente da Fundação, Ir. Fabíola Alencar.

O seminário contou com mesas-redondas com a presença de grandes referências no tema: a secretária da Controladoria-Geral do Estado, Erika Lacet; a diretora-geral de Monitoramento dos Contratos de Gestão da SES-PE, Isabela Guedes; o diretor de Integridade e Correição da SCGE/PE; Ricardo Miranda; e o analista de Transparência e Integridade da SES/PE, Roberto Gadelha, que responderam sobre transparência, governança e a atuação das organizações sociais na saúde, com mediação da dra. Audrey Vasconcelos, dr. Luiz Alberto Araújo e a sra. Ana Cristina Passavante. Na ocasião, quem também marcou presença como ouvinte foi o corregedor-geral da Prefeitura do Recife, Marcelo Perrucci.

A solenidade também foi marcada pelo lançamento da Cartilha de Denúncia. A publicação é um guia fundamental para esclarecer dúvidas sobre quais denúncias devem ser apuradas e como utilizá-las para garantir transparência e responsabilidade dentro da instituição. O fortalecimento do Canal de Denúncias é uma peça-chave para uma cultura organizacional mais íntegra e comprometida.

“É fundamental contar com um canal de denúncia seguro e sigiloso, garantindo que quem denuncia tenha proteção e confiança para relatar irregularidades. Mais do que apenas receber as denúncias, esse canal deve ser efetivo, assegurando que cada caso seja devidamente analisado e encaminhado para os órgãos competentes, promovendo transparência e responsabilidade na apuração dos fatos”, reforçou a secretária da Controladoria-Geral do Estado, Erika Lacet.

O evento reforça o compromisso institucional de aprimorar constantemente suas práticas e consolidar um ambiente cada vez mais íntegro e colaborativo. “Esse é um momento para avaliar os impactos do Programa de Integridade nas unidades da FMSA e discutir como podemos seguir aprimorando nossas práticas, criar um ambiente de trabalho seguro, transparente e confiável, onde cada profissional e paciente saiba que a ética está no centro das nossas decisões. Seguimos semeando integridade para construir uma saúde pública mais forte e responsável”, finalizou a gestora geral do Comitê de Gestão do Programa de Integridade, Audrey Vasconcelos.

Newsletter

Fique por dentro do Maria Lucinda