
Secretaria Estadual de Saúde abre novos leitos pediátricos nos hospitais Regional de Palmares e Ermírio Coutinho
Compartilhe esse artigo
Anualmente, entre os meses de março e agosto, há uma maior circulação de vírus respiratórios entre crianças e adolescentes, aumentando, de forma significativa, os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Diante desse cenário, as emergências lotam e muitos desses pacientes ficam no aguardo de um leito de UTI. No mês de abril, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) decretou situação de emergência diante da fila por leitos de UTI Neonatal e Pediátrica em decorrência dos casos de SRAG.
Dentro das ações do Plano de Contingência das Doenças Respiratórias Sazonais na Infância da SES, foram abertos, nos meses de abril e maio, respectivamente, novos leitos em hospitais da Zona da Mata Sul e Norte do estado, nas duas unidades de saúde administradas pela Fundação Manoel da Silva Almeida (FMSA), o Hospital Regional de Palmares e o Hospital Ermírio Coutinho, que fica em Nazaré da Mata, reforçando o compromisso da FMSA com uma assistência de qualidade e humanizada aos usuários do SUS.
No Hospital Regional de Palmares, foram abertos 36 leitos assistenciais, sendo 10 leitos de UTI Pediátrica, 16 leitos de Enfermaria Neo/Pediátrica e outros 10 leitos de UTI Neonatal.
“Todo esse trabalho é possível porque temos como princípios: a responsabilidade, o entusiasmo e o cuidado humanizado por cada vida que temos a oportunidade de cuidar. É a interiorização da saúde e a descentralização do atendimento de alta complexidade em Pernambuco”, afirmou a Diretora-Geral, Carol Martins.
Já no Hospital Ermírio Coutinho, foram abertos 10 leitos de Pediatria Clínica.
A Diretora-Geral, Neusa Dias, comemora a abertura dos novos leitos. “A abertura desses leitos é de grande importância para a região da Zona da Mata Norte de Pernambuco, porque aumenta a perspectiva de essas crianças permanecerem internadas próximo de suas residências, evitando deslocamentos das mães, já que terão direito à assistência de qualidade e de forma humanizada no seu próprio município ou em município próximo”, afirmou.
Com essas ampliações, sobe para 98 o número de leitos pediátricos abertos, neste ano no estado, entre UTI Pediátrica e Neonatal e enfermarias, para atender os casos de SRAG infantil na rede de saúde pública do estado.